Æmaeth
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabalá - duvidas básicas

2 participantes

Ir para baixo

Cabalá - duvidas básicas Empty Cabalá - duvidas básicas

Mensagem por Confucio Sex Mar 17, 2017 5:22 am

Olá pessoal, tudo bem?
Sou novo por aqui e notei que há um extenso post sobre cabalá judaica... no entanto gostaria que me ajudassem com algumas duvidas especificas:

Pesquisando sobre o básico da cabalá judaica, encontrei citações sobre a exegese PARDES ou seja os 4 níveis de interpretação da Torah, sendo o primeiro nível a interpretação literal e o ultimo o "segredo" das escrituras...
Algumas referencias dizem que os níveis ascendentes não negam a interpretação dos níveis descentes...
Aí que ta minha duvida crucial, pois o que entendo com essa afirmação é que isso quer dizer que os eventos narrados na Torah foram literais e históricos mas com uma simbologia.

Isso me remete a alguns conflitos:
1)A arqueologia tem mostrado que os eventos narrado no Antigo Testamento não aconteceram;
2)Um dilema ao se ler a Bíblia são as contradições, ou seja em determinado trechos se prega o amor ao próximo, a misericórdia... e outros a relatos de batalhas sangrentas, matanças e punições...
A cabalá apresenta interpretações interessantes para isso, mas se ela compreende o nível literal das escrituras, não sana esse conflito.

Gostaria de saber a opinião de vcs: Como de fato a sabedoria da cabalá interpreta o eventos narrados na Bíblia, foram literais ou alegorias e codificações de uma verdade velada?

Confucio
Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cabalá - duvidas básicas Empty Re: Cabalá - duvidas básicas

Mensagem por Malklord Sáb Mar 18, 2017 3:09 pm

Salve meu caro Confúcio,
Seja bem vindo a nossa humilde casa,

Bom a Kabbalah é um importante mapa para o entendimento da nossa natureza, isso é o mais importante de tudo,

Quanto a sua dúvida responderei que sim os níveis superiores de interpretação não negam os inferiores,
Mas tomando como exemplo a própria gênese,  os seis dias da criação não são dias "humanos", bem como outros eventos narrados aconteceram mas não na forma literal como descritos, pois para fazer a conjunção de 4 nives linguísticosé preciso fazer adaptações do que é escrito.

Além disso, temos que levar em conta as traduções que corromperam o significado original das palavras narradas, O que conhecemos como "no principio" no original "berishit" significa "Num principio". Ou seja temos grandes problemas em absorver as verdades transcendentes.


Sendo assim, o mais importante ao ler os livros kabbalisticos, não se trata de absorver os níveis literais,
Mas sim de compreender a Luz Oculta, o ensinamento moral e espiritual que transcende os níveis culturais e humanos das Escrituras, pois perdemos muito tempo observando as formas e esquecemos das Ideias por trás de todo o conhecimento ali depositado.

Pense da seguinte forma, nada é superior a Verdade, e o verdadeiro poder da Filosofia Oculta é exatamente este, revelar leis que não são literais ou humanas,

Deixarei um video que fala do Sepher há Zohar, mas todos os escritos sagrados funcionam da mesma coisa,



Espero ter sanado a dúvida,

Saudações!
Malklord
Malklord
Admin

Mensagens : 376
Data de inscrição : 15/08/2014

https://aemaeth.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cabalá - duvidas básicas Empty Re: Cabalá - duvidas básicas

Mensagem por Confucio Sáb Mar 18, 2017 6:35 pm

Malklord, muito obrigado pela resposta.

Estou ciente dessa questão da tradução...

Se o nível literal é igualmente importante, isso quer dizer que devemos assumir que as batalhas onde se matavam friamente devem ser assumidas tb como eventos históricos e não somente alegóricos?

A duvida crucial é: Segundo a sabedoria da cabalá, Deus é vingativo como mostrado no AT?

Confucio
Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cabalá - duvidas básicas Empty Re: Cabalá - duvidas básicas

Mensagem por Malklord Dom Mar 19, 2017 10:42 am

Confúcio,

Segundo a Kabbalah Deus é bom que faz o bem,
Conforme o vídeo acima ele é a vontade de Doar,
Os eventos sangrentos descritos no AT são em ultima instancia a vontade de Deus, como todas os outros eventos sangrentos dos nosso dias,

A grande diferença da Kabbalah é como interpretamos esses eventos? Como vemos as guerras e os derramamentos de sangue ex: Estado Islâmico?


A descrição da Torah refere-se a estados espirituais e a eventos históricos ao mesmo tempo, só que há momentos em que não temos linguagem literal e sim a linguagem dos ramos, Deus não falava a Moisés como entendemos o processo de fala humano, Deus não é humano ele é completamente o oposto da natureza humana.


Sendo assim, respondendo a sua dúvida, Deus não é vingativo, tudo é uma questão de interpretação, do uso correto da linguagem e a da visão, sugiro a você a escuta dos audios sobre a Kabbalah que estão nos post sobre o Tema, um estudo minucioso sobre essa Maravilhosa Sabedoria que nos oferece o mapa do Cosmos, o Mapa de Adam Kadmon, o Mapa de Nós mesmos,

Saudações!
Malklord
Malklord
Admin

Mensagens : 376
Data de inscrição : 15/08/2014

https://aemaeth.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cabalá - duvidas básicas Empty Re: Cabalá - duvidas básicas

Mensagem por Confucio Dom Mar 19, 2017 8:15 pm

Malklord, espero que vc não perca a paciência comigo...

Mas acontece que isso é confuso... vc disse que os eventos foram ao mesmo tempo históricos e disse que Deus não é vingativo...
Mas na narrativa bíblica as guerras, as pragas enviadas ao Egito, o Diluvio dentre outros acontecimentos, são descritas como vingança de Deus.
Se tais eventos tb tem contexto literal como entender isso?

Preciso entender isso antes de tentar avançar no conceitos mais esotéricos e avançados da cabalá...

Confucio
Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cabalá - duvidas básicas Empty Re: Cabalá - duvidas básicas

Mensagem por Malklord Seg Mar 20, 2017 8:33 am

Eu sei que eh confuso, a Kabbalah eh uma forma diferente de encarar a realidade, é uma mudança de paradigma, uma mudança de desejo.

Mas vou te responder com uma reflexão, imagine que vc precisa descrever ao mesmo tempo, com as mesmas palavras eventos espirituais, eventos dá alma humana e eventos históricos. Como vc faria isso? Imagine vc em seu processo evolutivo , observando o mundo moderno e tentando descrever como isso afeta vc. E imagine usar as mesmas palavras para descrever as coisas simultâneamente. Ou seja imagine vc descobrir uma realidade além dá ordinária e descrever a ascensão e queda econômica das potências mundiais, como vc faria isso? Essa eh a linguagem da Kabbalah.

Se vc me perguntar, Deus assassinou os primogênitos do Egito, por vingança? Para punir o Faraó? Eu diria que não. Agora se vc me perguntar, Aconteceu algo aos primogênitos Egito ?eu diria que sim, e que ao mesmo tempo Moisés em sua jornada espiritual enfrentava seu próprio ego, seu próprio desejo de receber e começou a subir a Escada de Jacó. Eu diria a vc que os seis dias da criação são os seis períodos geológicos da terra e que ao mesmo tempo descreve os estágios espirituais de descida das almas aos corpos.

Cada coisa no AT tem seu propósito e revela-se a medida que cada um se aprofunda e tem o desejo correto em seu coração. O grande problema eh a abordagem que fazemos das escrituras, queremos entender , queremos racionalizar uma linguagem que não foi feita para a mente. A Luz Oculta da Torah não foi feita para a mente foi feita para a parte de nós que deseja ser semelhante ao Criador.

Espero ter esclarecido sua dúvida, caso não continue a perguntar o Fórum está aqui pra isso, sou um dragão da terra e portanto paciência em uma coisa que tenho.

Saudações.
Malklord
Malklord
Admin

Mensagens : 376
Data de inscrição : 15/08/2014

https://aemaeth.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cabalá - duvidas básicas Empty Re: Cabalá - duvidas básicas

Mensagem por Confucio Seg Mar 20, 2017 11:14 am

A escola Bnei Baruch do Michael Laitman, parece assumir que tais eventos (ou quase todos) tem significado apenas espiritual:
http://laitman.com.br/2014/06/mitos-e-realidades-da-biblia/
http://laitman.com.br/2017/03/o-significado-oculto-da-tora/

Tenho a impressão que as escolas que assumem uma realidade dupla dos eventos, são bem enraizadas no Judaísmo ortodoxo...

Tenho visto comentários de que a cabalá antecedeu descobertas cientificas, como fuso horário, os continentes e mares do globo terrestre e até o Big Bang e a teoria da evolução...
Isso é mesmo verdade ou são paralelos em função de interpretações forçadas?

Confucio
Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cabalá - duvidas básicas Empty Re: Cabalá - duvidas básicas

Mensagem por Malklord Seg Mar 20, 2017 10:57 pm

Olá Confúcio,

De fato, segundo o Bnei Baruch boa parte dos significados dos eventos da Torah são simbólicos,
Na verdade, boa parte da minha base de conhecimentos sobre a Kabbalah advem dessa escola,
Fiz os cursos iniciantes e cheguei até alguns níveis avançados mas digamos que a rotina e outras demandas me afastaram da escola mas nunca deixei de lado os princípios que eles me ensinaram, principalmente a interpretação além da língua.

Mas pelo que lí nos artigos que você colocou que são fragmentos dos ensinos do Laitman ele se refere aos eventos grandiosos da Torah, exemplo: as colunas de fogo e tempestade que acompanhavam Moises e os demais hebreus na fuga do Egito.

De fato a Geologia nos coloca varias evidencias do simbolismo dos eventos, mas no meu entendimento há eventos espirituais e eventos históricos. Obviamente eu não diria que o Homem veio do barro, ou que Adão e Eva realmente existiram, mas diria que em determinados níveis de compreensão há história entrelaçada com Espiritualidade, desprezar isso é crer que a origem de um povo é mera ilusão.

Eu, Malklord não tenho autoridade para discriminar tais ou quais eventos são realidade ou simbolismo, mas tenho consciência que a principal busca da Kabbalah não se trata disso, mas do correto desenvolvimento da personalidade, do emergir das sombras do egoismo e transformar a natureza do homem.

Se eu buscar esses conhecimentos no intuito de decifrar racionalmente cada uma das etapas da Torah, me perderei completamente pois a Luz Oculta se revela somente a intensão correta, como disse anteriormente o proposito correto é busca pela realidade transcendente , não se Moisés abriu ou não o Mar Vermelho, na verdade o que significa abrir o Mar Vermelho? O que isso me diz sobre mim?

Sei que posso parecer massante ao repetir as mesmas coisas mas a abordagem da Kabbalah não é para a Mente Racional.

Como diria o Profeta, "Venha e Veja"

Saudações!
Malklord
Malklord
Admin

Mensagens : 376
Data de inscrição : 15/08/2014

https://aemaeth.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cabalá - duvidas básicas Empty Re: Cabalá - duvidas básicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos